Lançamento da pedra para construção da nova infraestrutura do Instituto Superior Politécnico de Ndalatando.

Foi feito hoje o lançamento da pedra que simboliza o início da construção da nova infraestrutura do Instituto Superior Politécnico de Ndalatando por Sua Excelência, Professor Doutor, Albano Vicente Lopes Ferreira, Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação;

A cerimónia contou com a presença de Sua Excelência Senhor Governador da Província do Cuanza Norte, Dr. João Diogo Gaspar, que na sua intervenção, congratulou e fez menção de que, com a implementação deste projecto, começa uma nova era para o Ensino Superior, que, vai certamente assegurar a oferta formativa, onde a camada juvenil desta região, deixará de recorrer às outras regiões do país, devendo efectivamente dar continuidade dos seus estudos na tão esperada infraestrutura; o dirigente reconheceu o grande impacto que esta conquista representará nos diversos sectores, gerando quadros de excelência que irão garantir o crescimento e desenvolvimento social não apenas do Cuanza Norte, mas também, de Angola no geral.

Por outro lado, Emiliana Zua, na condição de estudante, agradeceu a iniciativa do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e do Governo Provincial, trazendo a reflexão sobre o compromisso inabalável na promoção da educação de qualidade, bem como, o desenvolvimento do capital humano. A estudante, invocou também sobre o grande ganho no acesso à laboratórios e salas modernas, com o uso de ferramentas que os permitirão aprofundar os conhecimentos e desenvolver habilidades práticas em diferentes áreas de formação que serão ministradas na gigante infraestrutura afecta ao ISPNd, pois, em referencia ao disposto na alínea a) do Artigo 5.º do Decreto Presidencial 306/21, de 16 de Dezembro, é de inteira responsabilidade Instituto Superior Politécnico de Ndalatando, organizar e ministrar cursos conducentes à atribuições dos graus e títulos académicos de licenciatura, mestrado e doutoramento.

Por sua vez, Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira, reafirmou o compromisso do Governo em atender às necessidades do Ensino Superior, promovendo a qualidade de ensino e investigação.

Importar salientar que, este projecto, abrange a concepção, construção e apetrechamento da aludida infraestrutura, e, está a cargo da Empresa Chinesa CRBC (China Road And Brigdge Corporation), sendo como dono da obra o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. A execução da obra tem a durabilidade de 30 meses, e, está orçada em 43,174,302,953.19kz.

De referenciar que, a delegação efectuou uma visita à actual infraestrutura do Instituto Superior Politécnico de Ndalatando, onde constatatou-se in loco as actuais condições de trabalho, desde os gabinetes de apoio, laboratórios e salas de aulas.

DTIC/ISPNd/CIÊNCIA DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO