Endereço: Bairro Catome de Baixo, Ndalatando – Cuanza Norte Contacto : (+244) 926 97 66 76

/

e-mail : gabinetepresidencia@ispnd.ao

ANGOSAT 2

Em alusão a Semana Mundial do Espaço ( World Space Week), uma iniciativa do Ministério de Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação Social. O Instituto Superior Politécnico de Ndalatado, recebeu hoje dia 14 de Outubro de 2024, o Workshop, promovido pelo Gabinete de Gestão de Programa Espacial Nacional (GGPEN), Onde dois Especialistas abordaram dos benefícios e valências do satélite angolano, dentro dos temas, Angosat 2, seu Impacto na Economia e Gestão de Mudanças Climáticas.

O Vice Governador para os Serviços Técnico e Infraestrutura do Cuanza Norte Engenheiro Michel Raimundo Luzolo, em representação da sua Excelência Governador da Província do Cuanza Norte, Dr. João Diogo Gaspar, no seu discurso de abertura afirmou ser uma preocupação do Governo Angolano criar e levar os serviços de telecomunicações nas localidades onde estes serviços até hoje não existe.

Para o Vice-Presidente para os Assuntos Académicos e Vida Estudantil do ISPND, formar jovens que possam num futuro próximo contribuir no cuidado e gestão dos satélites consta na grelha curricular dos estudantes do curso de Engenharia Eletrotécnica. Um exemplo prático é os conjuntos de protótipos que já estão prontos, dentre eles, um semáforo e um sistema de regulação da temperatura dos campos agrícola, tudo desenvolvidos pelos estudante, deste modo, o Governo Angolano pode contar com o ISPNd, no sentido de promover matérias ligadas a esta temática, para que juntos alcemos os objectivos preconizados deste e dos demais projectos, disse o Professor Doutor Lucas Piedade Cassinda “o Presidente em Exercício“.

Para o GGPEN, os benefícios do satélite angolano é bastante visível, Cujo projecto já chegou a 15 províncias de Angola e em particular a província do Cuanza Norte, o sinal do Angosat 2, por intermédio do Conecta Angola já chegou na Maria Teresa.

Levar ao conhecimento de todos da importância dos satélites é o objectivo do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, que foi concretizado num evento que reuniu mais de 200 pessoas, dentre eles, Entidades Tradicionais e Políticas, membros do Governo Provincial, Representantes municipais, Directores das distintas Instituições, Chefes de Departamentos, Docentes e Estudantes.


Mantenha-te informado

Outras notícias